O item foi adicionado

Pular para o conteúdo

👶🏼Moda para nossa Bebezada do P aos 2 anos 👶🏼

    Gripe e Resfriado no bebê

    Gripe e Resfriado no bebê
    É angustiante para pais e mães vivenciar os primeiros resfriados do bebê. A criança fica desconfortável, fungando, e muitas vezes tem dificuldade para mamar e para dormir. Mas há medidas caseiras que você pode adotar para aliviar o desconforto do bebê.

    Um resfriado não costuma ter grandes complicações, embora chegue de repente e provoque sintomas piores nos dois ou três primeiros dias. Observe bem a criança para ver se não é algo mais grave, como gripe, bronquiolite ou pneumonia.

    Você vai acabar se acostumando com o nariz escorrendo. É bem provável que o bebê tenha oito ou maisresfriados antes de completar um ano de vida, porque o sistema imunológico ainda está se desenvolvendo. Bebês que frequentam creches ou escolinhas podem ter até mais resfriados do que isso. Haja lencinho e noites maldormidas!

    Leia sobre os sintomas de Covid-19 e conheça os sinais de alerta

    Qual é a causa do resfriado do bebê?

    O resfriado é uma infecção da boca, garganta e nariz, as chamadas vias respiratórias superiores. É causado por vários tipos de vírus, como o rinovírus, o coronavírus, o parainfluenzae, o adenovírus, entre dezenas de outros tipos e subtipos, porém é diferente da gripe, que é mais grave e causada pelo vírus influenza.

    O modo de contágio mais comum do resfriado é através de gotículas de saliva -- quando alguém espirra, tosse, fala ou respira, libera as gotículas no ar, e elas são aspiradas por outra pessoa. É algo mais propício para se espalhar em ambientes fechados.

    O vírus pode ser transmitido também pelo contato, especialmente das mãos. Portanto, lave bem as mãos com água e sabão depois de assoar o nariz e de modo geral ao longo do dia. E não deixe bebês doentinhos compartilharem brinquedos com outras crianças. Mesmo para o uso do próprio bebê, lave os brinquedos que vão à boca.

    A exposição à fumaça do cigarro também predispõe a infecções respiratórias.

    Alergias respiratórias provocam sintomas parecidos com os de um resfriado que não passa nunca. Em geral, quando se trata de alergia não há febre. Para tirar a dúvida, observe bem a criança e relate os sintomas para um profissional de saúde.

    Quais os sintomas do resfriado em bebês?

    Quando resfriado, o bebê pode ter:

    • febre baixa, mas a febre não é obrigatória
    • tosse
    • olhos vermelhos
    • nariz escorrendo ou entupido
    • dor de garganta
    A criança costuma ficar irritada e sem apetite. Quando têm menos de 6 meses, os bebês ficam com dificuldade de mamar se estiverem com o nariz entupido.

    Mesmo que seu filho já estivesse dormindo bem à noite, um resfriado é suficiente para levar a família de volta à época das noites em claro. Ele vai acordar várias vezes por causa do nariz entupido, e o colo costuma ser a melhor solução.

    A tosse do resfriado às vezes leva o bebê a vomitar. Geralmente não é motivo de preocupação, mas, se persistir, é importante verificar. Resfriados também pode causar infecção de ouvido em crianças pequenas.

    Embora a criança fique enjoadinha durante o resfriado, ele não deve ser suficiente para "derrubá-la", deixando-a totalmente sem energia. Quando a criança está inconsolável, muito parada ou irritada demais, pode ser algo mais sério que um resfriado, por isso procure atendimento médico.

    O que faço para tratar o resfriado do bebê?

    Não há remédio que cure o resfriado comum. Ele deve melhorar por conta própria em até duas semanas. Enquanto isso, as soluções caseiras para aliviar o desconforto do bebê incluem:

    • Oferecer bastante líquido -- bebês de até 6 meses devem continuar bebendo apenas leite materno (ou fórmula de leite, se for o que tomam).
    • Deixar seu filho descansar o máximo possível. Por outro lado, se estiver com energia para brincar, é bom sinal, portanto não se preocupe de "poupá-lo".
    • Manter o bebê em posição sentada quando possível, para facilitar a respiração.
    • Se o bebê estiver com febre e mal-estar, você pode baixar a temperatura com um antitérmico, seguindo a recomendação médica. Não é absolutamente necessário baixar a temperatura da criança. Dê o antitérmico se seu filho estiver claramente desconfortável, o que geralmente acontece com temperaturas acima de 38 graus Celsius.
    É preciso tomar cuidado para não usar medicamentos demais. Nunca administre remédios antigripais ou descongestionantes por conta própria para o bebê. Estudos já demonstraram que esse tipo de medicamento pode fazer mais mal do que bem, por isso só dê ao bebê por indicação de um profissional de saúde mesmo.

    Veja o que mais você pode fazer para ajudar durante o resfriado no bebê:

    • Usar soro fisiológico para aliviar a congestão nasal. O soro pode ser encontrado em gotas, spray ou em embalagem grande para ser puxado com uma seringa. Um bom truque é passar o soro fisiológico um pouco antes da mamada.
    • Tentar "assoar" o nariz do bebê com um aspirador nasal. Antes de fazer a sucção, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro do nariz. Veja a maneira adequada de limpar o nariz entupido do bebê.
    • Dependendo da região em que você mora, o uso do vaporizador de ar para umedecer o ambiente pode ser benéfico, mas converse antes com o pediatra, porque esse tipo de aparelho pode acabar proliferando fungos e piorando a situação. Também é possível fazer inalação só com soro fisiológico, seguindo recomendações do médico. Uma opção improvisada é ficar cerca de 15 minutos com o bebê dentro do banheiro enfumaçado de vapor. Lembre-se de trocar a roupa do bebê depois da "sauna", porque ela pode ficar úmida.
    Se seu filho está com o nariz entupido, mas não tem nenhum outro sintoma, dê uma olhada nas narinas dele para ver se ele não enfiou nenhum objeto estranho lá dentro. Nunca se sabe: pode acontecer até com crianças pequenininhas.

    Quando isso ocorre, pode aparecer uma coriza de cheiro ruim. Esse tipo de acidente é mais comum do que se imagina.

    Quanto tempo dura um resfriado no bebê?

    Na maioria dos casos, a pior parte de um resfriado no bebê é lá pelo segundo ou terceiro dia, gradualmente melhorando em uma semana e meia ou duas.

    Se o resfriado se estender por mais de duas semanas, ou se os sintomas piorarem, em vez de melhorarem após cinco dias, busque atendimento médico.

    Quando procurar o médico se meu bebê ficar resfriado?

    Para bebês de menos de 3 meses, qualquer febre ou sinal de que o bebê não está bem deve ser avaliado logo, mesmo antes de 24 horas.

    O que pode começar como um simples resfriado pode se complicar ou se revelar uma doença mais séria, como a bronquiolite ou pneumonia.

    Procure o pediatra ou leve seu bebê de até 1 ano a um serviço de atendimento médico se:

    • Ele tiver chiadeira no peito, tosse persistente, catarro verde, parecer "cansado" ou ofegante.
    • A febre durar mais que 24 horas (para crianças de mais de 3 meses. Bebês mais novos devem ser avaliados antes disso).
    • A febre for acima de 38 graus.
    • A tosse durar mais que duas ou três semanas.
    • Ele tiver sinais de dor de ouvido (como mexer nas orelhas, chorar ao mamar, acordar chorando muito).
    • Ele tiver diarreia e vômitos.
    • Você sentir que o bebê não está bem. Confie nos seus instintos.
    Se a qualquer momento o bebê parecer ter dificuldade para respirar, leve ao pronto socorro ou hospital mais próximo imediatamente. Veja os sinais de alerta no resfriado de crianças mais velhas

    Tem como prevenir que o bebê fique resfriado?

    Uma das melhores formas de proteger a saúde de bebês pequenos é através do leite materno, porque ele contém anticorpos que ajudam a combater infecções. A amamentação não impede todo tipo de problema, porém já se sabe que crianças alimentadas com leite materno têm melhor proteção contra resfriados e outras infecções.

    Você também pode proteger seu filho mantendo-o longe de pessoas doentes e pedindo aos familiares que lavem bem as mãos antes de pegar o bebê no colo ou mexer nas coisas dele.

    Reduzir a exposição do bebê a ambientes fechados com muita gente ajuda a evitar infecções. O uso de máscaras pelos adultos e crianças maiores que cercam o bebê são outra camada de proteção extra.

    Os especialistas recomendam ainda que a vacina contra a gripe seja dada anualmente às crianças a partir dos 6 meses de idade. Embora ela não previna resfriados, ela pode evitar que a criança pegue o vírus influenza por estar com o organismo fragilizado durante um resfriado.

    Evite expor a criança à fumaça de cigarro. Abandonar o fumo, seja você ou seu parceiro, é sempre benéfico para o bebê. Procure não levar a criança a locais onde haja gente fumando.

    Crianças que moram com fumantes ficam mais resfriadas que as outras, e o resfriado demora mais para sarar que o de crianças que não são expostas à fumaça do cigarro.

    Deixe um comentário

    Observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

    Segurança

    Site 100% seguro com pagamentos via Mercado Pago.

    Frete

    Frete grátis para compras acima de R$500,00.

    Trocas

    Politica de trocas e devoluções em até 7 dias.