Não é nada incomum que alguns bebês gritem, chorem e reclamem na hora do banho, especialmente os primeiros banhos ou quando quem está dando o banho está estressado ou ansioso.
É difícil prevenir esse tipo de comportamento da criança, mas você pode ajudar seu filho a tornar a hora do banho um momento mais gostoso -- para a família toda.
Às vezes, logo nos primeiros banhos, o bebê associa o processo a alguma coisa negativa -- um susto, uma gota d'água que caiu no olho -- e chora assim que percebe que vai entrar no banho. Cabe a você tentar manter a calma. Se não conseguir, peça ajuda. A companhia de alguém vai deixar você com mais segurança.
Mesmo bebês que choram muito nos primeiros banhos acabam se acostumando, portanto arme-se de paciência (e esperança!).
Começando por aspectos práticos, tenha certeza de escolher um momento em que o bebê está tranquilo, como uma hora depois da mamada. Se ele estiver desesperado de fome, a chance de ficar nervoso é maior.
Certifique-se de que a água do banho esteja em uma temperatura morna e de acordo com a estação (um pouco mais fresquinha no verão), e de que o bebê fique em uma posição confortável e segura durante o banho todo.
Tenha certeza também de que a banheirinha está em um lugar protegido do vento frio.
Lave o bebê com cuidado e com um sabonete em barra ou líquido, apropriado para uso em crianças pequenas, e preste o máximo de atenção para não entrar nada no olhinho dele, assim você não dá motivo para mais choro.
Não demore demais em nome de "entretê-lo com alguma coisa". Uma vez que o bebê esteja lavado e enxaguado, encerre o banho.
Cantar ou inventar uma historinha especial para esse momento pode ajudar vocês dois a espantarem o medo e a tensão.
Bebês bem novinhos às vezes preferem a parte em que ficam de bruços no banho. Você pode tentar dar alguns banhos só nessa posição por alguns dias, ou começar de bruços e depois virá-lo de barriga para cima.
Quando ele estiver de barriga para cima, tente colocar em cima da barriguinha dele uma toalhinha ou paninho. O peso vai fazê-lo se sentir mais seguro, e ele pode até agarrar o tecido.
Mães e pais contaram ao BabyCenter que experimentaram também mudar o tipo de banho, adotando o banho de balde ou até entrando no chuveiro com o bebê no colo.