Por enquanto, noites de sono longas e estáveis ainda estão distantes.
Nos primeiros meses de vida, a rotina do bebê é marcada por sono interrompido e muito aprendizado dos pais e cuidadores, que vão entendendo os sinais de cansaço e fome do filho.
Porém, não é cedo demais para começar a incentivar uma boa rotina de sono. Essa espécie de “treinamento” vai fazer toda a diferença na adaptação do seu bebê e pode garantir noites mais tranquilas quando ele estiver um pouco mais velho. Confira tudo sobre o sono do bebê de até três meses.
O sono do bebê recém-nascido
Os recém-nascidos dormem bastante — entre 17 e 18 horas por dia nas primeiras semanas de vida e por volta de 15 a 16 horas a partir do terceiro mês.
Ainda assim, eles quase nunca dormem mais do que três ou quatro horas por vez, seja durante o dia ou à noite. E o que isso quer dizer? Você também não terá muitas horas de sono seguidas.
No decorrer da noite, terá que levantar para amamentar e trocar a fralda do bebê; ao longo do dia, além dessas tarefas, vai poder brincar e estimular a criança.
Embora alguns bebês consigam dormir por blocos maiores de horas já aos 2 meses, muitos não chegam a esse marco até os 5 ou 6 meses de idade e, às vezes, até bem mais tarde.
Para que seu filho durma a noite toda em algum momento não muito distante, o ideal é estabelecer uma boa rotina de sono desde bem cedo.
Ritual de sono para o bebê
Confira a seguir algumas sugestões para ajudar o bebê a se preparar para uma boa noite de sono:
Entenda os sinais de cansaço
Nos primeiros 2 meses, o bebê provavelmente não consegue ficar acordado por mais que duas horas por vez. Se você esperar muito mais que isso para colocá-lo para dormir, ele estará cansado demais e não vai conseguir adormecer com facilidade, por mais contraditório que pareça.
Estes são alguns sinais de cansaço do bebê:
- Esfregar os olhos;
- Mexer na orelha;
- Estar com olheiras embaixo dos olhos;
- Não parar de reclamar ou de chorar;
- Olhar parado;
- Bocejar o tempo todo;
- Perder o interesse por pessoas e brincadeiras;
- Ficar quietinho e sem energia.
Se você notar essas indicações, ponha logo o bebê no berço, no moisés, no carrinho (se for de deitar) ou em outra superfície segura. Não se preocupe, porque em breve você vai aprender a reconhecer o ritmo do seu bebê e será mais fácil identificar quando está na hora de uma soneca.
Comece a ensinar a diferença entre dia e noite
Alguns bebês são mais notívagos (algo que você pode até ter percebido durante a gravidez) e estarão com toda a energia do mundo bem quando você se prepara para pegar no sono.
Nos primeiros dias, não há muito o que se fazer quanto a isso. Mas, quando o bebê tiver por volta de 2 semanas, você pode começar a fazê-lo distinguir o dia da noite.
Algumas dicas para durante o dia:
- Mantenha a casa bem iluminada;
- Não se preocupe em evitar os barulhos da rotina doméstica, como o telefone, as conversas ou o aspirador de pó, mesmo que ele esteja dormindo;
- Troque a roupa do bebê quando ele acordar de manhã para ajudá-lo a entender que um novo dia se inicia;
- Se ele costuma dormir durante todas as mamadas, procure conversar e cantar, para mantê-lo acordado;
- Brinque o máximo que puder.
Algumas dicas para durante a noite:
- Coloque o pijama no bebê para ajudá-lo a entender que é hora de começar a rotina da noite e a marcar o fim do dia;
- Tente não fazer muitas brincadeiras quando for amamentá-lo;
- Acenda o mínimo de luzes e faça pouco barulho.
O objetivo é introduzir seu filho ao conceito de que a noite é feita para dormir.
Deixe que o bebê adormeça por conta própria
Quando o bebê tiver por volta de 3 meses, tente deixá-lo pegar no sono sozinho. Isso não quer dizer que ele vai conseguir! Coloque-o no berço quando parecer cansado, mas ainda estiver acordado.
Se preferir, pode ficar por perto até ele dormir, mas saiba que ele pode se acostumar com sua presença e poderá procurar por você ao acordar no meio da noite.
Se desde o começo você acostumar o bebê a dormir por conta própria, ele vai ter mais chance de aprender esse ritual na hora do sono. Por outro lado, se você sempre niná-lo, é isso que ele vai esperar toda vez que for dormir.
Há especialistas que desaconselham ninar ou dar de mamar para fazer o bebê dormir, porém essa acaba sendo uma decisão, acima de tudo, sua. É preciso levar em conta o que se encaixa melhor no seu estilo de vida.
Lembre-se apenas que, para estabelecer um padrão de sono, é importante seguir a mesma rotina de dormir todos os dias — de preferência não muito longa, seja ela qual for.
Problemas de sono no bebê
Os recém-nascidos geralmente acordam no meio da noite para comer ou quando estão incomodados com uma fralda muito molhada. Porém, alguns acabam fazendo movimentos mais bruscos e acordando antes da hora de mamar.
Às vezes, só a proximidade com os pais ajuda o bebê a se acalmar e a adormecer novamente.
Crianças que se “assustam” fácil podem dormir melhor quando enroladas em manta ou cueiro, o famoso “charutinho” ou casulo