Veja abaixo como fazer para dar remédio, pingar colírio ou medicamento no ouvido e inserir supositório em caso de febre e as doencinhas chatas da infância.
Antes de tudo: cuidados na hora de dar remédio
Quando for dar remédio para seu filho, sempre verifique primeiro:- Se é o remédio certo. Não guarde embalagens parecidas no mesmo lugar, para evitar confusões no momento do cansaço ou sono.
- Se o medicamento está dentro da data de validade. Remédios fora da data de validade não funcionam direito, e você poderá deixar seu filho com um problema ainda maior. Jogue fora tudo que estiver fora da validade, mesmo que o frasco esteja cheio.
- A dose que o médico prescreveu. É fácil se confundir, e dosagens erradas de medicamentos aparentemente inofensivos podem ser perigosas para uma criança pequena. Como a dose é determinada pelo peso, ela pode ter mudado desde a última vez em que você usou o remédio, e é diferente de criança para criança.
- As instruções de uso. Use o dosador que vem com o medicamento e certifique-se de como deve ser feita a conservação (alguns antibióticos, por exemplo, precisam ser misturados e guardados na geladeira).
Não se refira a remédios como "bala", ou como alguma espécie de guloseima, porque isso estimula as crianças a querer ter acesso à "bala" por conta própria, levando a uma intoxicação.
Como dar remédio líquido para um bebê?
Veja a seguir um passo a passo para dar um remédio em solução oral para o bebê:- Lave bem as mãos antes de começar.
- Agite o frasco antes de abri-lo.
- Meça a quantidade de remédio com auxílio da seringa ou medidor que geralmente vem junto. Não use colheres de cozinha para medir a dose, porque elas não são precisas. No caso de gotas, pingue numa colher com cuidado, contando em voz alta, e, se se perder na contagem, jogue tudo fora e comece do zero.
- Segure o bebê em posição semi-ereta, apoiando-o no seu antebraço. Talvez você precise de ajuda de uma outra pessoa para levar o remédio à boca do bebê. Com crianças que costumam ser difíceis para tomar remédio, o mais seguro é já se programar para ter a ajuda de outra pessoa.
- Uma vez que ele abra a boca, procure colocar a medicação aos poucos perto da bocheca, junto à gengiva, assim não há risco de engasgo. Você pode dar metade, deixar o bebê engolir e depois dar a outra metade.
- Ofereça em seguida o peito ou um pouquinho de água, só para ajudar o remédio a descer melhor.
- Ao terminar, lave a seringa ou dosador em água morna com sabão.
Caso você já saiba que seu filho normalmente dá trabalho para engolir o remédio e ele já se alimenta com sólidos, vale a pena perguntar para o médico ou um farmacêutico se há alguma contraindicação em misturar o medicamento a uma papinha de frutas ou outra comida ou líquido da preferência do bebê.
E se o bebê cuspir ou vomitar o remédio?
Vale a pena sempre pedir orientação ao pediatra sobre o que fazer caso o bebê cuspa o remédio, porque isso pode variar de medicamento para medicamento. Tudo dependerá de quanto tempo depois aconteceu o vômito, ou a cuspida, e do tipo de remédio.Caso não tenha informações de como agir, procure informações específicas na bula do remédio. Repetir a dose sempre traz o perigo de superdosagem, que é maior numa criança bem pequena.
Como se pinga remédio no ouvido do bebê?
Otites são comuns em crianças pequenas, e pode ser necessário dar algum remédio por via oral ou pingar um medicamento no ouvido do bebê (mais comum em otites externas).Nunca pingue nada sem antes passar por uma avaliação do pediatra ou otorrino.
Se tiver que pingar um remédio no ouvido do bebê, seu filho poderá não gostar muito da sensação de um líquido frio dentro do ouvido e poderá protestar. Apesar das reclamações, saiba que as gotinhas não ardem nem machucam lá dentro.
Veja como fazer:
- Lave bem as mãos.
- Agite o frasco e só então abra a tampa.
- Enrole o bebê em um xale, toalha ou cobertinha para que braços e pernas fiquem no lugar o máximo possível. Se o bebê for grandinho, peça ajuda a alguém para segurá-lo.
- Tente posicionar a cabeça do bebê para trás e virada para um lado. Você pode também deitá-lo de barriga para cima, com a cabeça virada para um dos lados.
- Segure delicadamente a parte de baixo da orelha contra o pescoço, a fim de abrir melhor o caminho para o canal auditivo.
- Pingue as gotinhas.
- Mantenha o bebê na posição por alguns minutos para que o remédio realmente penetre no canal. Capriche no carinho nessa hora para criar uma associação positiva.
- Se ele precisar de gotas no outro ouvido, vire-o e repita o processo.
Como pingar remédio no olho do bebê?
Pingar remédio nos olhos de um bebê, se ele tiver por exemplo uma conjuntivite, pode ser difícil, porque o reflexo de piscar é feito justamente para impedir que partículas estranhas entrem nos olhos, o que inclui remédios. Até mesmo em adultos é difícil conseguir aplicar a dose certa.Se for possível, comece pedindo ajuda de outro adulto. Procure agir rápido e com tranquilidade para que o processo termine logo.
Veja como fazer para aplicar o colírio:
- Lave bem as mãos.
- Agite o frasco e abra a tampa.
- Enrole o bebê em um xale, toalha ou cobertinha para que braços e pernas fiquem no lugar o máximo que der. Ou conte com a ajuda de outro adulto para segurá-lo.
- Posicione a cabeça do bebê para trás ou coloque-o deitado de barriga para cima.
- Faça o possível para que a ponta do frasco não encoste em nenhuma parte dos olhos, incluindo os cílios.
- Segure o frasco em cima do olho e aperte para que pelo menos duas gotas caia no cantinho do olho, o "ângulo interno do olho", entre as pálpebras inferior e superior, no encontro delas perto do nariz.
- Deixe que o bebê pisque algumas vezes. Isso fará com que o olho todo seja banhado pelo remédio.
- Limpe qualquer lágrima ou excesso de líquido com uma gaze ou paninho de boca limpo.
Como colocar um supositório no bebê?
Existem algumas situações em que a medicação precisa ser dada pelo ânus. A ação do remédio é mais rápida, e pode evitar problemas como vômitos.Um supositório de antitérmico pode ser eficar, por exemplo, para uma criança que esteja com febre muito alta e que esteja vomitando qualquer remédio dado por via oral.
Supositórios têm o formato (cilindro com ponta arredondada e mais fina) e a consistência (de manteiga) pensados justamente para facilitar a aplicação no ânus.
Uma vez lá dentro do bumbum, o supositório derrete rapidamente, é absorvido e começa a agir no corpo de forma rápida.
Às vezes os supositórios são prescritos para crianças que estão com grande desconforto por causa de prisão de ventre.
Aprenda abaixo como colocar o supositório da maneira mais simples:
- Lave bem as mãos. Corte as unhas, para não machucar a criança.
- Retire a fralda do bebê.
- Com a cartela ainda fechada, esquente o supositório entre suas mãos; em seguida, abra o pacote.
- Levante as perninhas do bebê e mantenha-as erguidas.
- Certifique-se de que a pontinha do supositório está amolecida.
- Segure o supositório entre o polegar e o indicador, e devagarinho empurre-o (pela parte mais arredondada) para dentro do ânus com o indicador.
- Tenha certeza de que colocou para dentro o suficiente para que ele não saia.
- Segure as duas nádegas do bebê bem juntinhas por alguns minutos, antes de soltar e colocar outra fralda.
- Pode ser que o bebê fique com uma sensação diferente no bumbum, então dê bastante colo e carinho para distraí-lo do incômodo. Também pode ser que o bebê faça cocô logo em seguida. Como a absorção do remédio é rápida, não deve haver problema. Se o supositório sair inteiro junto com o cocô, porém, é preciso repetir a aplicação.
Como fazer nebulização no bebê
Doenças respiratórias como a bronquiolite e a asma podem exigir o uso de medicamentos através da inalação (também chamada de nebulização), com o uso de um aparelho especial.Veja como fazer a nebulização num bebê:
- Leia com atenção as instruções do aparelho e use apenas os produtos recomendados (como soro fisiológico). Siga as orientações de limpeza antes e depois de cada uso.
- Na primeira nebulização, faça um "test-drive", ligando o aparelho e apresentando-o ao bebê, para que ele não fique tão assustado com o aspecto e o barulho. Procure criar uma atmosfera tranquila e positiva.
- Prepare o medicamento (ou o soro fisiológico).
- Fique com uma toalha na mão para secar o líquido que escorrer por causa do vapor. Sente a criança no seu colo e procure distraí-la durante o tempo da nebulização.
- Use a criatividade para inventar histórias e apelidos sobre a nebulização: pode ser a máscara do astronauta, a tromba do elefante, o poder do super-herói...
- Conforme a criança for crescendo, deixe-a segurar a máscara.
- Se seu filho detestar a inalação, avalie a possibilidade de fazer a nebulização enquanto ele dorme. Tenha a certeza de que o aparelho permite essa posição.
Quando se usa um espaçador, é importante se informar sobre como limpá-lo, porque a quantidade de medicamento inalada pode ser afetada se houver um uso frequente sem a manutenção do equipamento.